Política

Vereadores sem partido anunciam definições

Anderson Garcia é o novo membro do Podemos e Marcola mantém definição de seguir sem sigla até o fim do ano

A longa novela sobre o destino dos três parlamentares pelotenses filiados ao PTB parece estar perto do fim. Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a desfiliação de Anderson Garcia, Marcos Ferreira, o Marcola, e Rafael Dutra, o Barriga. Na sessão ordinária desta terça-feira (10), Garcia confirmou o que já estava sendo comentado nos bastidores: a partir de agora é filiado ao Podemos. Marcola permanece com a posição de que seguirá sem partido até o fim de 2022. Barriga ainda não quis comentar a situação.

Em conversa com o Diário Popular, o novo membro do Podemos conta que foi convidado a aderir a sigla pelo presidente estadual do partido, Everton Braz, e pelo deputado federal Maurício Dziedricki (Podemos). "Me convidaram para acompanhar o deputado e eu aceitei. Tenho uma relação com o Maurício desde 2018, relação de amizade e de trabalho, e com o Everton também. São pessoas da minha confiança, do meu núcleo de amizades dentro dessa vida política", aponta. Sobre a recepção municipal no partido, disse que se reúne durante a quarta-feira (11) com o presidente Marcelo Oxley, "mas está tudo certo, graças a Deus", completa.

Outro ponto destacado por Garcia é a continuidade de sua postura enquanto líder do governo Paula Mascarenhas (PSDB). "Tenho a liberdade de continuar meu caminho e minhas ideias aqui", frisa. Com a nova filiação, mais uma bancada se forma na Câmara de Vereadores, pois, até então, não havia nenhum representante do Podemos no parlamento. Por isso, na próxima terça-feira (17) haverá nova eleição para composição das Comissões, já que o vereador é presidente da Comissão de Cultura, Desporto e Turismo.

O ato político de filiação de Anderson Garcia ocorrerá na próxima semana com a presença do deputado Dziedricki e com presidentes do partido. "Já foi encaminhado um ofício à presidência informando a criação da bancada. Vou assinar a ficha e fazer os trâmites legais ainda esta semana", diz.

Seguirá (sem partido)

O presidente da Casa, Marcola, afirmou, mais uma vez, que definir a nova sigla não é a prioridade do momento. "Ficarei sem partido por uma questão muito minha. Vou esperar o desdobramento eleitoral do processo de 2022 para ver como serão as composições futuras dos partidos", relata. Ele explica que a decisão será coletiva e dialogada com todo grupo político, responsável pela condição que ele se encontra no momento.

O ex-petebista também sinaliza que todo esse cuidado com a decisão deve-se à eleição municipal de 2024. "Eu entendo que estou me preparando para uma nova eleição, um novo cenário, e eu quero me colocar à disposição da cidade para concorrer a prefeito. Por isso, vou esperar a composição do processo. Certamente vou estar no mesmo campo político que estou atualmente, que é o grupo vinculado ao ex-PTB, ao Agostinho [Meirelles], que foi presidente do partido e quem me ajudou", fala.

Ainda em silêncio

A tendência de que Barriga migre para o União Brasil se mantém. Entretanto, o parlamentar prefere aguardar até quinta-feira (12), já que, segundo ele, será o dia em que as definições irão ocorrer. Caso a filiação se confirme, o UB passa a contar com três vereadores na Casa, empatando com o PSDB no posto de maior representatividade. Com as últimas modificações partidárias, o PTB e o DEM tiveram suas bancadas extintas.

Bancadas em janeiro de2021

PSDB
Dila Bandeira
Cristiano Silva
Paulo Sítio Floresta
Márcio Santos

PTB
Marcos Ferreira, o Marcola
Rafael Dutra, o Barriga
Anderson Garcia

PP
Michel Promove
Jair Bonow

PSD
Carlos Júnior
Reinaldo Elias, o Belezinha

PSB
Cesar Brisolara, o Cesinha
Marisa Schwarzer

PDT
Cristina Oliveira
Anselmo Rodrigues

PSOL
Fernanda Miranda
Jurandir Silva

PT
Miriam Marroni
Sidnei Fagundes

DEM
José Sizenando

Cidadania
Paulo Coitinho

Bancadas em maio de 2022

PSDB
Dila Bandeira
Márcio Santos
Jone Soares

PP
Michel Promove
Jair Bonow

PSD
Carlos Júnior
Reinaldo Elias, o Belezinha

PSB
Cesar Brisolara, o Cesinha
Marisa Schwarzer

PDT
Cristina Oliveira
Anselmo Rodrigues

PSOL
Fernanda Miranda
Jurandir Silva

PT
Miriam Marroni
Carla Cassais

União Brasil
Cristiano Silva
José Sizenando

Cidadania
Paulo Coitinho

Podemos
Anderson Garcia

Sem partido
Marcos Fereira, o Marcola
Rafael Dutra, o Barriga

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas volta a registar óbito por Covid-19 Anterior

Pelotas volta a registar óbito por Covid-19

Na rota das expedições para a Antártica Próximo

Na rota das expedições para a Antártica

Deixe seu comentário